domingo, 3 de abril de 2016

A vida no Império Persa





A vida no Império Persa




Olá pessoal!
Hoje irei contar para vocês sobre a vida na sociedade persa, que para a minha posição social como um escravo, não é nada fácil.
Eu me juntei a sociedade persa como prisioneiro de guerra, ou melhor, de uma das várias batalhas em que o Império persa ganhou.
Aqui, nós somos tratados duramente. Observei que muitos iguais a mim tem partes do corpo horrivelmente mutilados, deixando apenas o que for necessário para o escravo realizar o trabalho de sua especificidade. Somos regularmente torturados cruelmente, somos tratados como animais, sendo obrigados a trabalhar em função de um Império inteiro.
fazendo o trabalho pesado e construindo palácios e obras públicas.



DIVISÃO SOCIAL
Na pirâmide acima nota-se a divisão social no nosso Império Persa

A extensão territorial de nosso Império é enorme desde o Hindus até além do Bósforo. É dividido em províncias, denominadas satrápias, governadas por sátrapas e fiscalizados por agentes reais,mais conhecidos como "olhos e ouvidos do rei". Somos reinados pelo poderoso Ciro. Há algum tempo ouvi uma interessante história, quando vencemos os Lídios, Ciro aprisionou Creso, rei da Lídia, condenando-o à fogueira. Mas o seu filho que era mudo, falou pela primeira vez, implorando a vida de seu pai. Quando Creso já estava onde devia ser queimado, começou a gritar: Sólon, Sólon! Ciro, intrigado, perguntou a Creso o que aquilo significava e então disse a Ciro que Sólon, legislador ateniense, lhe disse uma vez que não havia no universo reino imperecível. Ciro então perdoou a Creso, e ainda nomeou-o seu ministro. Aparentemente Ciro não errou nesse procedimento, pois pelo que soube, Creso está o auxiliando muito, ajudando-o a governar a Lídia com benignidade e brandura.


NOSSA VIDA EM MEIO AO IMPÉRIO



Na região onde vivemos não há fontes abundantes de água, então temos nossa economia baseada no comércio terrestre. A rede de estradas bem conservadas estimulou o comércio, assim incentivando o artesanato. Ou seja, começou a ter uma valorização à atividade mercantil.
Por ser um Império (ou seja, governo centralizado na figura de um líder) e conquistar vários territórios com diferentes tipos de estilos e características de vida, somos caracterizados por ter uma cultura que anexa outros e moderados aspectos culturais. Há aqui um dualismo religioso, ou seja, acreditamos em dois deuses.


 CURIOSIDADES EXTRAS 


  •  Dualismo religioso persa: Ormuz representava o bem e Arimã, o mal. Segundo o zoroastrismo (religião persa), no dia do juízo final, Ormuz sairia vencedor e lançaria Arimã no abismo. Nesse dia, os mortos iriam ressuscitar e todos os homens seriam julgados; os justos ganhariam o céu e os injustos, o inferno.
  • Temos uma religião diferente de todas as outras existentes no Oriente próximo.
  • A princípio foi optado a escrita cuneiforme, inventada pelos sumérios, mas depois foi substituída por uma escrita alfabética.
  • Nos baseamos na arquitetura babilônica e egípcia para construir os palácios reais.









Bom, espero que tenham gostado e tirado mais conhecimento sobre a cultura e todo o processo que ocorre no Império Persa da postagem de hoje. Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário